2008-02-17

Ô Intel, dá uma caprichada, vai... [atualizado]

O adaptador de rede wi-fi do meu notebook é um Intel 3945. O da minha mulher (um Macbook da primeira geração) também. Na verdade, por dentro os dois computadores são relativamente parecidos: mesmo chip gráfico, mesmo adaptador de rede wi-fi, processadores semelhantes.

O que é mais marcantemente diferente entre as duas máquinas -- fora o fato de o Macbook ser muito mais bonito, é claro -- é o sistema operacional: o meu é Linux e o dela é Mac OS X.

Mas essa diferença relativamente pequena tem um efeito em particular que é bastante grande: o funcionamento do adaptador wi-fi. Nosso roteador wi-fi fica no apartamento ao lado, que é da minha prima (é ela que tem o acesso à Internet, e nós pegamos emprestado). No Mac, basta ligar o sistema (aliás, que boot rápido! -- um sonho) e esperar uns 5 segundos que o ícone informa que já está conectado à nossa rede com criptografia WPA-PSK.

Já nos meus Linux (Gentoo e Ubuntu -- Mint, na verdade, mas no Ubuntu original também acontecia) a coisa é um tanto mais demorada. Depois de terminar o boot e subir o X automaticamente, entrando sozinho no Gnome sob o meu usuário padrão (segurança pra quê, né?), espero mais 1 minuto ou mais pra ser informado de que meu adaptador wi-fi está negociando a autenticação com o roteador. Eu tenho que me movimentar pelo apartamento, mesmo que eu comece a "negociação" no canto do apartamento que fica mais próximo ao roteador, pra conseguir autenticar lá pela quinta tentativa, depois de dar time out quatro vezes.

Se a principal diferença entre os dois computadores é o sistema operacional, eu pergunto: por que o driver pra esse adaptador de rede é tão pior no Linux do que no Mac OS X?

É a própria Intel que produz o driver pra Linux! E imagino que também seja o caso no Mac OS. Então, o que que custa fazer o driver decentemente?

Por favor não me venham com essa de "o código é aberto, você pode implementar o que quiser ou ajudar a melhorar sua qualidade". Repetindo: a mesma Intel faz os dois drivers, sendo que um funciona como deveria e o outro é um certo suplício.

É claro que eu fico muito, mas muito feliz MESMO pelo driver para Linux receber "atenção oficial" da todo-poderosa Intel. Senão, não teria feito questão de comprar um laptop que é todo Intel por dentro. Mas vamos lá, Intel, nós sabemos que vocês são capazes de fazer um driver que funcione pelo menos tão bem quanto o do Mac OS X.

Se alguém por acaso quiser discutir isso, ou argumentar que é o meu kernel que é ruim, aí vão os detalhes:

  • O driver ipw3945, que precisava do daemon regulatório ipw3495d, funcionava ainda pior. Kernels de ~2.6.16 até 2.6.20 ou 2.6.21, não me lembro ao certo.
  • O driver iwlwifi já funciona um pouco melhor, desde o começo, com kernel 2.6.21 ou algo assim, até agora, com o kernel 2.6.24.2, com o driver já junto do kernel (mas compilado como módulo, já que embutido realmente não funcionou).
  • Kernels testados: Vanilla (o do kernel.org) e Gentoo-sources, além dos oficiais do Ubuntu desde o 6.10 até o 7.10.

Atualização

Aparentemente, a julgar pelas reações, o meu caso de insucesso com a placa wi-fi Intel é particular. Mas a solução que funcionou pra mim foi colocar o roteador no meu próprio apartamento. Agora, a rede entra rapidinho todas as vezes.

Hmpf.

11 comentários:

Augusto Campos disse...

Sobre o driver eu não posso te ajudar muito, mas se a razão da diferença do comportamento entre os 2 drivers for a potência do sinal, existem soluções viáveis e baratas para fazê-lo chegar com mais potência.

Pela ordem:





Anônimo disse...

Camarada,

Tenho o mesmo que você, uso Ubuntu 7.10 e nunca tive problemas com conectividade, para redes conhecidas e usando NetworkManager, a conexão é praticamente instantânea. Já usei em outro notebook o ipw2200 e também nunca tive problemas. Você já usou windows nesse notebook para testar?

Anônimo disse...

fala rapaz!!

nunca tive problemas com o driver ipw3945. o nível do sinal fica sempre estável e varia de 4 a 5 na escala gráfica, indepentende da posição em relação ao AP.

inclusive eu gosto desse chipset, pois consigo utilizá-lo no modo monitor com o driver ipwraw. diversão garantida para quebrar chaves wep!!

ThOR27 disse...

tenho exatamente um ipw3945 e funciona tranqüilo...

tem certeza que não tem algum problema de hardware ai?

João Marcelo disse...

Será que no Linux não está em ação um sistema de economia de energia? Quando você tenta, os dois notebooks estão ligados na fonte de alimentação?

Patz disse...

Amigo,
tenho a mesma placa e tb uso o Ubuntu 7.10. Já na penúltima versão eu usava o wireless e não tive esse problema. Depois que me logo, a rede wireless é ativada no mesmo momento.

Bruno disse...

cara tenoh um vaio, que pelo menos em muitos foruns falado como horrivel com compatibilidade, drivers e por ai vai. Porém, quanto ao driver wireless, nao tenho o que reclamar.. tanto no debian, quanto no ubuntu 7.10 ele funciona perfeitamente, sem demoras...
abraço

Paulo Henrique Azevêdo Filho disse...

Olá, Pablo,
talvez você se lembre de mim, tenho um Clevo como o seu e te pedi ajuda para botar o Gentoo nele e ficar bala. Comigo a máquina funciona muito bem, tinha problemas de estabilidade que bootar com noapic resolveram. Já usei Gentoo, Debian e diversas versões do (K)Ubuntu, e em todas elas o wireless foi o que me fez ficar mais satisfeito com esse note, porque isso às vezes é muito problemático pra quem faz questão de rodar Linux (vejo meu pai sofrendo com um Broadcom 4328). Como tenho uma máquina igual à sua e ela funciona bem, sugiro que você faça alguns testes de hardware, talvez abrindo a tampa da memória e vendo se as soldas dos componentes do wireless estão boas...
Abraço

Ronieri disse...

Ei phess, não liga não uma vez tambem tive alguns problemas com o Ubuntu comuniquei ate os bugs lah no launchpad, um chileno muito simpatico conversou comigo e descobri que era apenas um problema de configuração. Tente descobrir onde esta o problema se eh hardware ou software, tente com outros sitemas operacionais, ou live cds. Não tenho o adaptador Wi-Fi da Intel, mas espero que alguem possa te ajudar na configuração.
Abraços...

Ronieri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

já tentou usar o novo driver? o iwl3945 nao precisa mais do daemon e aki eu conecto facilmente sem maiores delays. (http://intellinuxwireless.org/)