2007-10-02

Lado direito

O que pode ser tão difícil assim em ficar do lado direito? Não, sério, o que pode ser tão difícil assim?

Talvez eu seja um obsessivo total, e esse seja o motivo pelo qual eu sempre vou pro lado direito ao entrar numa escada rolante, dirigir na estrada ou até caminhar a pé pela calçada.

Mas eu acho que é falta de educação mesmo. E isso é um problema.

Eu costumo dizer que no Brasil ninguém ensina o valor dos processos. Pra mim, parece que ninguém sabe o que é um projeto. E eu acho que é esse um dos motivos do extremo imediatismo da nossa população.

Um processo é uma coisa (uau!, que linguajar técnico! :) ) que está em modificação, ou que causa alterações em objetos ou sistemas.

O processo "lado direito"

Como tenho usado muito o metrô, esse é o exemplo mais claro (e perturbante) na minha cabeça, e por isso vou usá-lo como exemplo aqui.

Podemos simplificar uma escada rolante como um meio onde há pessoas com pressa e pessoas sem pressa. Como pessoas com pressa e sem pressa podem compartilhar um mesmo meio, sem que as com pressa se atrasem e sem que as sem pressa se sintam pressionadas a ir mais rápido?

Separando o meio em dois. Se os com pressa e os sem pressa se misturarem, ganharão os sem pressa, porque, por definição, eles não vão se apressar por causa dos outros, enquanto os apressados acabam forçosamente retidos pelos sem pressa. Ou seja, um dos dois grupos é prejudicado.

Se os sem pressa combinarem de ficar do lado direito, paradinhos, conversando o quanto quiserem, enquanto a escada faz o esforço por eles, os apressados poderão passar livremente pelo lado esquero, sem atrapalhar ninguém nem ser prejudicados.

A falta de compreensão de processo, nesse caso, é dos sem pressa, porque se recusam a se organizar para dividir harmoniosamente o espaço com os apressados. Com isso, eles geram raiva e insatisfação, piorando a qualidade de vida do próximo. Com várias pessoas chateadas, certamente a qualidade de vida média da população é reduzida, o que significa que você, ao interagir com qualquer pessoa, sentirá esses sintomas.

No trânsito temos vários outros exemplos de incompreensão de processos. Motoristas dirigindo pelo acostamento, na estrada congestionada, simplesmente não entendem que, ao furarem fila, vão piorar ainda mais a situação como um todo: se o trânsito já não anda com um carro por faixa, n+1 carros pra n faixas certamente será muito pior.

Pedido

Então, fica aqui uma sugestão: antes de agir, pense num prazo mais longo que o próximo segundo. Você pode estar piorando a sua própria qualidade de vida.

2 comentários:

Bruno Linhares disse...

Cara, procurei um endereço de e-mail teu e não encontrei.

Quero te convidar a participar da wiki do Gentoo em pt_BR, criada semana passada. Estamos inicialmente concetrando esforços em traduzir os artigos do wiki EN, de acordo com a demanda.. mas toda contribuição é bem-vinda.. E, pelo bem da comunidade gentooísta, toda a divulgação é mais bem-vinda ainda!
Segue o link: http://pt-br.gentoo-wiki.com

Sincero Zeferino Filho (Oheremita) disse...

É sempre bom saber que existem mais e mais pessoas pensando assim.
Alegre-se, ainda somos poucos mas existimos e somos frutos desta sociedade, "fraquinha", portando podemos acreditar que um dia seremos maioria.

Felicidades!!!
T+