Só que hoje eu percebi uma falha dele: não facilitar a substituição de fontes de forma granular. Ou seja, ou você define as suas próprias fontes e visualiza todas as páginas com essas fontes específicas, ou você deixa as páginas fazerem como quiserem.
Eu geralmente deixo as páginas usarem as fontes que quiserem, o que não costuma causar problemas. Exceto pelas que cismam em usar Helvetica. Acontece que a Helvetica não sofre anti-aliasing na tela, o que significa que ela fica toda imperfeita (serrilhada).
A solução: mexer no arquivo
/etc/fonts/conf.d/51-local.conf
(no Gentoo é esse nome, mas em outras distribuições deve ser diferente) e inserir algumas linhas entre as tags <fontconfig>
e </fontconfig>
para fazer o sistema sempre usar DejaVu Sans (minha preferência para fontes não serifadas) no lugar da feiosa:/etc/fonts/conf.d/51-local.conf
<match target="pattern"> <test qual="any" name="family"> <string>Helvetica</string> </test> <edit name="family" mode="assign"> <string>DejaVu Sans</string> </edit> </match>Depois disso, suas Helveticas sempre vão sair como DejaVu Sans.